Meio de comunicação de massa

Segundo Josineia ( 2012 ) definiu que comunicação de massa é a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
Meios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. Nas relações sociais de comunicação (dia a dia), os meios de comunicação de massa mais comum são os jornais/as revistas, o rádio, a televisão e, o mais recente, a Internet. As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes também se tornaram meios de comunicação de massas, mas artísticos.
Palavra chave: Meios de comuniacao em massa, história e importância
Objectivo: neste artigo abordaremos sobre os meios de comuniacao de massa, sua importancia e sua historia.
Historia dos meios de comunicação em massa
O jornal foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem: originário dos documentos informativos dos navegadores do século XVI, esse meio originalmente impresso tomou a forma que tem hoje em 1836, na França; o jornal, hoje, também tem a forma falada (imprensa falada), no rádio, e a forma televisiva (imprensa televisada). Veracidade, imparcialidade, objetividade e credibilidade são as qualidades que garantes o sucesso de um jornal. A base do jornalismo é a notícia, seu objeto e seu fim (o resto é secundário). A função principal da linguagem nesse meio de comunicação é a referencial ou informativa. Para que o receptor tenha acesso à mensagem veiculada por esse meio, é preciso que ele saiba ler e escrever, ou seja, pertencer a uma parcela privilegiada da sociedade (elite).
Outra característica fundamental foi a programação. No Reino Unido, a programação teria dois sentidos: transmissão contínua de radiodifusão; componentes individuais de radiodifusão. Já por volta de 1940, e ainda no Reino Unido, com o lançamento de um novo canal emissor, com programação dirigida a minorias culturais, começava a fragmentação da rádio.
Televisão
A televisão surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos e ,nos anos 50, no Brasil. É um “liqüidificador cultural”, pois é capaz de diluir Cinema, Teatro, Música, Dança, Literatura, etc, num só espetáculo, além de ser um meio de entretenimento. Para Muniz Sodré, esse que é o meio de comunicação mais poderoso, aquele que mais influencia o receptor, portanto o meio mais persuasivo que existe, é responsável por uma relação social abstrata, passiva e modeladora dos acontecimentos: o receptor recebe a mensagem pronta através de imagens que consome imediatamente, sem que haja tempo de refletir sobre elas. Tais imagens atingem o inconsciente do receptor, que passa a ter suas idéias condicionadas àquelas recebidas através da TV. Em suma, como se diz popularmente, é um meio que “faz a cabeça” do receptor , de tal forma que ele nem perceba isso: ele obedece e cumpre “suas ordens” sem se dar conta. Além disso, é um veículo de comunicação que nada exige do receptor em termos de esforços e de conhecimentos: não é preciso saber ler e escrever, basta girar um botão (o que não requer prática nem habilidade) para se ter acesso à sua programação, que também não é da escolha do receptor, mas sim uma programação imposta a ele pelas emissoras. Muniz Sodré a chama de “visitadora da família “ e dia que não é o receptor quem assiste à televisão, mas sim é ela que assiste a ele. No Brasil, as emissoras de TV são essencialmente comerciais, tendo apenas uma emissora cultural : a TV Cultura. Dessa forma, a TV é o mais eficiente balcão de anúncios dos produtos nacionais e estrangeiros que, devido à força persuasiva desse meio, são consumidos desesperadamente pelos telespectadores, até mesmo os produtos que não tenham qualquer utilidade para ele. Como tudo que a TV lança ou vende vira moda, e como o telespectador deseja estar sempre na moda, ele adere a essa moda sem pestanejar.

Internet
Tem uma arquitectura distinta da rede telefónica, pois pode ligar um mesmo utilizador em qualquer ponto do mundo, com a informação a ser transferida em parcelas ou pacotes. Criada pelos americanos que queriam garantir a segurança de informação, com ligação de computadores entre si, a WWW foi desenvolvida num instituto europeu de investigação de física de partículas, o CERN.
O inglês Tim Berners-Lee, em 1989, criou as hiper-ligações, palavras sublinhadas ou símbolos colocados no interior dos documentos que, pelo clicar neles, remete para outros endereços. Já antes, cientistas e académicos empregavam o @ no endereço electrónico e as abreviaturas “.com “, “.mil” e “.edu” indicavam áreas específicas de sites.
Duas palavras importantes ligadas aos meios de comunicação de massa foram informação e convergência, relacionando computador, redes de telecomunicações e media, e tecnologias como o transístor, o circuito integrado e a digitalização, numa integração de textos, números, imagens e sons.
Função dos meios de comunicação em massa
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizarem que tipo de informação esta sendo veículada por esses meios, como ao receptor das informações ter criticidade para selecionar e internalizar as informações que considerar úteis para si, denunciado os abusos aos órgãos competentes.
Função dos meios de comunicação A função dos meios de comunicação va ialém de ultrapassar as barreiras da informação, opiniõe sou posicionamentos de grupos de interesse, eles propagam a função educativa, atendendo e influenciando no comportamento da sociedade.

A importância dos meios de comunicação em massa
Os meios de comunicação em massa desempenham uma função de grande importância para a sociedade, que é levar informação ao maior número de pessoas demaneira quase que instantânea. O jornal, o rádio, a internet e a televisão, estão presentes em praticamente todos os lares e exercem uma grande influência na formação de opinião das pessoas, seja deforma favorável ou desfavorável, isto pelo simples fato de passarem a informação com lhes convém.
Os meios de comunicação de acordo a Martins ( 2012 ) agrumentou que os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente.
A comunicação interpessoal, por seu turno, abarca a comunicação interpessoal propriamente dita (ou seja, a comunicação direta entre pessoas), a comunicação intragrupal e intergrupal e a comunicação nas organizações, entendida a organização como sendo composta por grupos (O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor) , enquanto que, Segundo Josineia ( 2012 ) definiu que comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia.

Referência

http://portalrosabeloto.sites.uol.com.br…
in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-02-27 10:10:32]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/$comunicacao
2012, 10). Meios de comunicação em massa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meios-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Em-Massa/451718.html
Link aqui http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meios-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Em-Massa/451718.html
Alice, Martins ( 2012 ) “ O poder dos meios de comuniacaco em massa” Edicao n: 647

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s